Tablet Wacom Bamboo Fun

Esses dias botei a mão num dos lançamentos da Wacom, a Bamboo Fun. Uma mesa digitalizadora muito simpática, com design bem Apple, extremamente confortável.

Convenhamos, eu sou canhota. Todo mundo por aí pode dizer que isso não tem nada a ver, mas no meu caso, tem. Eu faço coisas com a mão direita também, o que me torna uma ambicanhota (segundo o dicionário, sem habilidade com nenhuma das mãos). Estava certa de mais um fiasco, pois já tinha tido experiências traumáticas com tablets, mas tenho que admitir que fiquei impressionada com meus resultados na Bamboo. As características dela fazem com que ela pareça muito com lápis e papel. A àrea para desenho é feita de um material pouco abrasivo, mas um pouco áspero, o que garante a resistência da caneta no material. São 512 níveis de pressão detectados pela mesa, o que faz com que sua precisão seja incrível! O revestimento de borracha da caneta”gruda” ela melhor na mão, mas a ponta da caneta que funciona como apagador dá um pouco de aflição na hora do uso, por ser de um plástico mais liso. Acompanhando a tendência wide, a Bamboo tem sua área retangular, e não mais quadrada.

bamboo01.jpg

Mesmo não sendo voltada apenas para o público profissional como a linha Intuos (na verdade, parece um produto que fica entre os dois tipos de consumidor), possui vários botões funcionais na mesa (diferente da linha Graphire), os chamados ExpressKeys. São quatro botões analógicos (que podem ser programados com o driver que acompanha o produto) e o TouchRing, uma área sensível ao toque que pode funcionar como zoom ou scroll, muito útil naquela hora em que você nãopode largar a caneta para utilizar os atalhos de teclado.

Entretanto, parece que a Wacom pensa que todos trabalhamos em ambiente assépticos, sem um grão de poeira. A Bamboo Fun é branca (pelo a menos a que eu testei. Também está disponível nas cores preta, prateada e azul)! E fosca! Pra quem utiliza tablets com freqüência, sabe que fica esfregando o braço em cima do equipamento. Em um mês, sua linda tablet branquinha pode estar amarelada ou encardida, precisando de limpeza constante.

bamboo02.jpg

O modelo Fun vem com a caneta e o seu apoiador e também com um mouse sem fio (que aliás, também é branco fosco, mas desliza muito bem sobre a tablet, graças a um pedaço de tecido tnt que vem embaixo). Destaque para o cuidado da Wacom na hora de acondicionar tudo na caixa, que também vem com o cabo, ponteiras extras (muito útil!) manuais (com uma caixinha bastante parecida com a dos produtos Apple), CD de drivers (para Mac e PC) e CD com bundle software (Photoshop Elements, Corel Painter Essentials e Nik Color Efex, muito legal, pronto para trabalhar).

bamboo03.jpg

Não confunda os produtos. Existe a Bamboo e a Bamboo Fun. A Bamboo tem uma cara mais séria (tipo a Intuos), vem sem o mouse sem fio (mas está mais barata, por volta de R$ 270) e está disponível apenas no tamanho pequeno e na cor preta. O nome Bamboo vem da história de que, da mesma forma como os primeiros instrumentos de escrita na Ásia foram criados com bambu e pele, a Bamboo da Wacom reinventam a caneta para o século 21 e oferecem uma nova liverdade de escrita para a nossa época.

A Bamboo Fun é uma tablet para quem não precisa de tudo o que a Intuos oferece, ou não tem o dinheiro para comprar uma.

bamboo04.jpg

Nos tamanhos pequeno e médio, os preços são bastante aceitáveis não só no exterior, mas também aqui no Brasil (perece que essa frase vem se tornando mais popular ultimamente). A pequena está diponível por R$ 432, e a média por R$ 810 (preços sugeridos).
Tamanhos:

Pequeno: 8.4″ x 7.3″, com àrea ativa de 5.8″ x 3.7″

Médio: 11″ x 9.3″, com àrea ativa de 8.5″ x 5.3″

Site do produto: www.wacom.com/BambooTablet/bamboofun.cfm

Sobre Stella Dauer

Editora-chefe do Projeto EuTestei, que reúne resenhas e tutoriais para aqueles que querem comprar seus eletrônicos.

Publicado em 14/01/2008, em Design, Tecnologia, Teste de produto e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 62 Comentários.

  1. ALEXANDRE RAMOS MASTRELLA

    PARECE QUE QA UNICA DIFERENÇA DAS BAMBOOS É QUE A FUN VEM COM ALGUNS PROGRAMAS DEMO E UM MOUSE. QUER DIZER QUE POSSO DESENHAR COM A BAMBOO COMUN?

    • A Bamboo não vem com mouse e os 512 níveis de pressão só funcionam para a caneta. Já a Bamboo Fun vem com mouse e os 512 níveis de pressão funcionam na caneta e no apagador.

  2. ALEXANDRE RAMOS MASTRELLA

    POSSO DESENHAR COM A BAMBOO COMUM TAMBÉM? NA VERDADE NÃO PRECISO DO MOUSE, MAS SERÁ QUE A FUN TRABALHOA COM PHOTOSHOP PAINTER E OUTROS?

  3. Sim, a única diferença é o mouse, e todas as Bamboo funcionam com o Photoshop e o Painter, além de Illustrator e outros.

    • Boa Tarde!
      Comprei um tablet wacon bamboo, e naõ consigo mexer, como faço para trabalhar com as texturas, será q vc consegue por gentileza um tutorial para começar a conhecer o produto?
      Me ajude, muito obrigada
      Eliane

  4. allan jeferson

    oi stelladauer, eu queria saber se é possível recortar fotos com ferramentas continuas como laço etc, com precisão, trabalho com fotos e comprei uma trsut 8″x6″ e me decepcionei,recortar uma foto é uma briga(meu mouse de bolinha dá de dez🙂.

    desde já obrigado.

  5. Olá, Allan. Nos testes que eu fiz, não cheguei a testar esse tipo de ferramenta. Porém, todos os meus testes de precisão se mostraram satisfatórios. A Wacom Bamboo Fun é muito precisa, e encosta exatamente aonde você precisa.

    O que entra em questão é a habilidade com tablets em geral. Eu, por exemplo, ainda não sei desenhar ou escrever na tablet como se tivesse usando uma caneta comum. Um pouco disso é questão de prática.

    Espero ter ajudado.

  6. Estou com dúvidas. Não sei se compro a Bamboo Fun ow uma Intuos ambas p monitor wide.
    Eus trabalho com a graphire aqui na empresa e muito boa em comparaçao a qualquer ipetek da vida genius etc… nem se compara, mas perde para Bamboo e Intuos eu ja usei aqui a Intuos e vi a diferença p a Graphire , realmente e mto sensivel e tem uma funcionalidade mto boa, por ex usando um softer como painter por ex: ao deitar a caneta ela pode fazer um trabalho de Spray soltando tinta mais forte e formando um degradee ,, parecendo q esta apertando um Spray na parece por ex (deitado) Ela se assemelha mto, gostei de mais da Intuos,,, mas nao sei se a Bamboo pode me dar a mesma precisão com a caneta,, pois sou desenhista e ilustrador e por sinal mto enjoado e detalhista com meus trabalhos ehehe , por isso gostaria de algo com qualidade mas tbm custo/beneficio, sera q vc pode me dar uma dica, ow tirar essa minha dúvida??

    Obrigado!!!

    L.Brasileiro:.

  7. Olá,
    O preço da Bamboo está realmente mais acessível, mas ela é tão boa quanto a Graphire?

  8. Pode ir na fé, que a Bamboo é superior à Graphire.

  9. Oi, tenho uma pequena dúvida, no site de um revendedor consta que a bamboo fun não possui suporte a pen tilt(sistema que identifica o sentido e o grau de inclinação da caneta, para garantir que sua caneta proporcione uma maneira de uso natural e confortável). Pois bem, na versão intuos ele possui esse suporte, eu gostaria de saber se a falta desse suporte atrapalha no uso.

  10. Olha, pelo que eu testei, isso não incomodou. A Intuos é uma linha mais profissional, então talvez faça alguma diferença. Recomendo que você teste as duas antes de comprar.

  11. só pra constar: a Bamboo tb num tem a função de borracha na caneta…
    mas ainda me pergunto se o desempenho das duas é o msm, excetuando as diferenças citadas…

  12. Eu estive com ela nas mãos e a testei. Se você instalar o driver que vem com ela, a função de borracha funciona perfeitamente. Pelo menos nos programas tradicionais, como o Photoshop e o Painter.

  13. oi eu gostaria de compra uma tablet da wacom… de inicio uma dessa linha da bamboo, depois eu invisto em uma mais proficional… a dúvida é.. qual compença mais em funcionalidade.. a bamboo (R$ 350) ou a bamboo fun (+- R$ 500)??

    obrigado!

  14. Arthur Favalessa

    estou em duvida sobre uma bamboo pequena ou uma trust tb-4200 12 x 9 , qual vc me recomenda ?
    se puder me enviar por mp agradeco !!!

    arthur_favalessa12@hotmail.com

  15. Ana Carolina

    Oi gostaria de tirar uma duvida. Estou querendo dar de presente para meu marido a Bamboo ou a Bamboo Fun, mas gostaria de saber se a Bamboo faz as mesmas coisas que a Fun e a diferença é só o mouse. Ele é designer e trabalha com Corel, Photoshop e Ilustrator. Qual das duas vc recomendaria??

  16. Muito bom release, parabéns.
    To trazendo uma Fun da Europa.

  17. Ola Ana,

    A diferença entre as duas eh realmente o mouse. Fora isso, a qualidade eh a mesma: Wacom. Nao tem marca melhor do que essa.

    Ja se voce precisa de mais qualidade ainda, a Wacom possui uma linha mais profissional, a Intuos. Mas o produto ficara mais caro.

    Espero ter ajudado.

    • Boa noite. Tenho uma Intuos 4 e gostaria de limpar a superficie, área da caneta!!
      Mas não sei como. Me ajuda por favor?? . Obrigado

  18. Stella, adorei tua postagem sobre a bamboo fun. Realmente me ajudou a escolher meu tablet. Um abraço!

  19. A bamboo e a bambbo fun não tem uma diferença em relação aos tamanhos disponíveis tambem? sendo que a bamboo fun tem em maiores tamanhos? isso é muito relevante em relação a praticidade do produto?

  20. ola.
    nao conheço a bambbo, mas tem uma cara bonita…;} e ainda nao conheço um produto da wacom que não preste. tanto trabalhando com publicidade quanto com histórias em quadrinhos…
    mas mudando de assunto: rs… estranho!, gostaria muito de saber se o nome desse tal Allan Jeferson que fez um post aqui, é realmente esse… porq ele trabalha com fotos, segundo o que disse. e tem o mesmo nome que eu!!! com um serviço que em certos momentos é tao parecido!. ;/. loukura

  21. Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelo conteudo da pagina.

    Estou para adquirir uma Bamboo Fun e estou na duvida entre a media e a pequena tendo em vista 3 itens:

    1) O valor de media é quase o dobro da pequena justifica o investimento sendo que irei efetuar desenhos vetoriais e tratamento de imagem tendo como substrato em grande maioria das vezes o formato A4 e em alguns casos o A3.

    2) Pretendo utiliza-la em um monitor 20″ formato 4:3, a pequena atende esta area perfeitamente ou terei o incoveniente de ter de reposiciosar a caneta a todo instante?

    3) E finalmente as cores, minha opção seria pela a preta tendo somente encontrado no tamanho pequeno e a media na cor prata.Voce ja viu a prata pessoalmente?O que acha?

    Qual a sua opiniao, acha que a pequena atende minhas necessidades ou é melhor investir na media?

    Obrigado

  22. Ola,

    1) Nao acho que a media seja extremamente necessaria. Acho que voce pode começar com a pequena. Se gostar, e se fizer muita diferença no seu trabalho, adquira uma maior, ou adquira uma Cintiq.

    2) Nao ha necessidade de reposicionamento. Toda a tela cabe dentro da menor tablet possivel.

    3) O modelo mais fabricado eh o branco, eh o mais facil de encontrar e o mais barato. Eh dificil ver as outras cores aqui no Brasil.

  23. Olá,

    Obrigado pela atenção e dicas.

    Tendo em vista a enorme necessidade e urgencia, acabei optando pela media na cor prata.

    A principio a mesa é realmente barbara e cumpre o que promete apesar de nao ter efetuado muitos testes ainda, mas descobri um pequeno incoveniente na cor, apesar de ter um ar totalmente moderno e ornar perfeitamente com a base do monitor que tambem é na cor prata tornando-se um excelente conjunto visual, dependendo da posição de sua luminaria no teto e a posição da mesa na estação de trabalho, reflete um pouco a luz mas nada que um reposicionamente não resolva o problema, o que acredito que nao deva acontecer na cor preta.

    parabens pela pagina, estarei mais vezes por aqui.

    obrigado.

  24. Realmente o produto é ótimo, tem muita qualidade em tudo. Nota 10, recomendo.

  25. Daniel Adler

    Gostaria de dizer que tenho uma Bamboo Fun branca e, claro, tive problema da tablet ficar encardida.

    Resolvi facilmente o meu problema com um pano e Veja para fazer a limpeza.
    Não tive nenhum tipo de problema depois disso. Já fiz isso mais de uma vez.

    É isso.

  26. M. Silva,
    onde adquiriu sua Bamboo? O preço e em qual loja?

  27. Poxa, meu sonho é uma cintiq.. mas essa aí já quebra um galhão..
    tive uma da genius e a da wacom é show..

    NUNCA compre uma da Trust..é uma porcaria…me arrependi de ter comprado e consegui devolver depois de muito sofrimento…

    a Trust não consegue fazer um circulo sem “quadricular” os cantos quando o sensor da malha capta a caneta. Tentei de tudo mas nao funciona..
    o negócio é wacom mesmo…

    abç
    Dio

  28. Trabalho com corel e estou querendo comprar uma Mesa Digitalizadora Wacom Tablet 4×6 Bamboo Fun pro corel ela é bom, pois 4×6 e boa pra vetorização. muito obrigado

  29. Olá.
    Ganhei um Wacom Bamboo Fun, adorei!
    otima mesmo, mas eu tenho uma duvida, para trocar as pontas como faz?
    e pra limpa-la, oq vc recomenda?

    Obrigada!

    • Drica, eu tenho uma Bamboo Fun, e é uma excelente tablet. Normalmente, elas vêm com pontas novas de reposição extra: é só dar uma puxadinha na ponta que está na caneta (ela sai fácil, é só puxar com cuidado), e depois pôr a outra… Fui!

      • Seiko-chan, muuuito obrigada, ainda não tentei trocar mas era uma dúvida básica só… =]

      • Oi, seiko!! Eu tenho uma Bamboo Pen & touch e to tendo um probleminha com mina caneta. Quando eu aproximo na mesa pra mover o cursor, ela segura o click como se eu estivesse pressionando (sem nem ao menos tocar na mesa). To pensando em trocar a ponteira pra ver se resolve, mas nunca troquei. Vc sabe me dizer se o processo de troca de ponteira é o mesmo esquema que vc falou a respeito da Bamboo fun?

        Abração!!

  30. Precisando, estamos aí. ^^

  31. Olá! Estou com um grande problema e gostaria de saber se podem me ajudar! Comprei uma Bamboo Fun e estou as estou com somente uma ponta já, mas a tempos venho procurando na net alguma loja que vende somente as pontas da caneta! Existe alguma loja virtual ou algo semelhante aonde eu encontre essas ponteiras?

    • Olá, Arbo.

      Quando eu tinha uma Wacom Graphire, fiquei preocupada com o que faria quando as pontas se gastassem. Eu não lembro direito qual o contato que utilizei agora, mas falei com a própria Wacom, nos Estados Unidos.

      A moça que me atendeu, muito gentil, me enviou pelo correio o cartão de visitas dela com duas pontas adicionais.

      Agora, se você quiser as pontas especiais, tipo aquelas da Cintiq, aí eu realmente não sei te dizer aonde comprar.

      Att

  32. Rodrigo Cuesta

    Tenho uma bamboo preta que de tanto uso jah estah toda riscada, como posso fazer uma boa limpeza na mesa sem correr o risco de danifica-la?

    Ps.: Mto boa a pagina, e pra quem tem duvidas ainda, essa eh a melhor mesa pra se trabalhar, precisao pra utilização de qualquer ferramenta

    • Olá, é normal que ela fique riscada depois de muito tempo de uso, mas isso não costuma comprometer sua qualidade e acuidade.

      Para limpar qualquer equipamento eletrônico a fórmula mais indicada é pegar uma vasilha com meio litro de água e colocar três gotas de detergente neutro. Tira o que é necessário e não agride o plástico.

  33. Oi tudo bom?

    recentemente eu queimei a minha wacom enquanto bebia e derrubei agua sobre ela.
    eu vi um artigo feito por voce e gostaria de saber se a wacom bamboo fun tem um nivel de precisao boa?

    porque eu trabalho com pintura e isso e um porre.

    um abraco.

    Edu

    • A Bamboo Fun tem ótima precisão, e funciona bem para a pintura. Ela tem menos acuidade do que a Intuos, linha mais profissional, e menos botões na lateral, mas não deixa em nada a desejar.

  34. Oi tudo bom?

    obrigado pela reply… foi bem rapido mesmo.

    a minha preocupacao era a precisao mesmo … porque eu to precisando de uma urgente e pensando em comrpar essa pra quebrar o galho..

    muito obrigado.

  35. Bom dia Stella. Faço design na FAAL (Limeira) e estou no 2º ano.
    Estou babando em uma bamboo fun (pra mim tem que ser fun, aliás, estudande de design é fascinado em design).
    Uma conhecida vai me trazer do Canadá, mas estou em dúvida entre a pequena e a média. É ruim trabalhar na pequena? Outra coisa, meu monitor é 17″ 4:3. Fica muito ruim mexer em uma tablet wide com um monitor “não wide”? Até mais.

  36. olá Stella!!!

    Tenho uma bamboo MT 450 e depois de 2 meses de uso o cursor fica tremendo quando ponto a caneta perto da mesa. O qu epode ser?? Já aconteceu com alguém?

    Agradeço!

  37. Olá!!
    Sou designer gráfico e estou querendo começar a trabalhar com a mesa diitalizadora, porém tenho algumas dúvidas tipo:

    -sou canhoto, então se eu estiver desenhando (com a mão esquerda obviamente)num processo no qual não posso soltar a caneta, e num certo momento terei que teclar um atalho (ex. Ctrl+D),como terei de fazer neste caso. Vou ter que aprender a escrever, desenhar…. cum a mão direita.

    – uso o Corel Draw ela funciona com este programa

    – e no di-a-dia como, visualisar imagens, ouvir músicas, trabalhar em excel ou word… ela também funciona.

    -Qual a média de valores.

    Ficaria agradecido se me respondesse estas dúvidas.

    • Olá Patrick.

      – Se você conseguir fazer os comandos com a mão direita, pode continuar desenhando com a esquerda sem problemas.
      – Normalmente a tablet funciona em qualquer programa, mas nunca testei no Corel.
      – Ela funciona normalmente como mouse. Mas, se você quiser deixar um mouse espetado no teclado, eles funcionam juntos.
      – A média de valores eu infelizmente não sei informar.

  38. Em 1º lugar, parabéns pelo espaço. Bonito, fácil de entender, com colocações pertinentes e claras. Tenho uma bamboo fun e confesso que uso mais o mouse do que a caneta. como a minha não veio com as ponteiras extras eu procuro poupá-la. Minha dúvida é: Como faço para limpar o tecido na base do mouse? Foi acumulando a poeira e parece que este tecido vai “limpando” a tablet e se acumulando no mouse. Então ele fica “pesado” perdendo a precisão. Alguem me ajuda?

    • Flavia, a única coisa recomendada nesses casos é tentar passar um pano úmido só com água. Em último caso, você pode substituir o paninho, por outro pedaço de TNT, talvez.

      • Valeu Stella. Vou tentar e limpar ou substituir. Depois volto pra contar se funcionou.

  39. Carol Fenner

    STELLA,
    PELAMORDIDEUS ME AJUDA!!! kkkkkkkkkk

    Um amigo meu vai viajar na quarta-feira agora e vai trazer um Tablet pra mim.
    Optei pela Wacom Bamboo, mas estou com uma dúvida… E estou com medo de me precipitar e me arrepender depois.
    Seguinte: pelo que li, a Bamboo Fun é melhor que a Bamboo e tem o mouse a mais, certo?
    Mas notei que a FUN tem 4 botõeszinhos a mais e queria saber se eles realmente são imprescindíveis e para quê servem?
    POR FAVOR, ME DÊ UMA LUZ
    BRIGADAAAAAAAA
    BJS

    • Olá Carol,

      A Bamboo é bem simplona. Vem caneta e tablet. É pra quem quer desenhar às vezes, não precisa ficar com a tablet o dia todo.

      Esses botões da Bamboo Fun são todos programáveis. Você pode esolher pôr zoom, aparecer o desktop, esconder os outros aplicativos… vai à sua escolha.

      Mais uma diferença, que pode ser importante: a caneta da Bamboo não vem com borracha atrás, enquanto que a da Bamboo Fun tem. Pra alguns pode ser uma eprda grande.

      Espero ter ajudado.

  40. oi! Eu tenho o Bamboo fun, mas está selecionando tudo sem eu tocar a caneta no tablet…
    Eu não sei porque… Sabe como consertar?

  41. Bem, eu já “quase” desisti da minha Bamboo Small. Mesmo procedendo conforme centenas de recomendações que vi por aí, o cursor continua tremendo mais que vara verde. Fica difícil trabalhar com precisão, a não ser que eu aumente o zoom severamente para ter um mínimo de conforto, mas às vezes isso se torna um inconveniente.
    Teria mais alguma sugestão para resolver esse treme-treme do cursor (além de afastar cabos próximos, usar conexão 2.0, longe do monitor e de aparelhos eletrônicos)?
    Obrigado e parabéns pelo artigo!

  42. Olá
    Quero comprar uma bamboo pen e touch. Tenho muitas dúvidas se essa é a escolha certa.Qual é a melhor para utilzar corel e photoshop?

  43. Jean Ferreira

    Ola vou compra uma bamboo amanha quero saber quanto tempo dura as pontas delas em uso constante …?

  44. Perdi a minha caneta, como eu faço para substituí-la? Já fui na loja e me disseram que não são vendidas separadamente.

  1. Pingback: Os números de 2010 « Design Stuff

Deixe uma resposta

