Campus Party – Quarto dia

Essa quinta foi um dia de grandes atrações nacionais e internacionais internacionais aqui no Campus Party.

Ao meio dia, uma demonstração da ReacTable, uma espécie de mesa interativa, feita para fazer música de modo colaborativo. Cubos e pastilhas são colocados sobre a mesa ao mesmo tempo, e girá-los e movimentá-los produz sons eletrônicos que podem fazer música.

No Espaço Telefônica das 19 horas, John Maddog, um dos fundadores do movimento Open Source internacional. Simpático e cativante, Maddog falou sobre os softwares em nossas vidas, sobre nossa escravidão diante deles. Além disso, afirmou que as empresas devem começar a pensar em vender serviços, e não softwares, porque é isso o que o consumidor quer. Quer um aplicativo que funciona, que permita modificações e personalizações para funcionar melhor. Também falou a respeito da possibilidade de se ganhar dinheiro com aplicativos Open Source. “Só porque é Open Source, não significa que você não possa ganhar dinheiro com seu software. Basta saber vendê-lo”, afirmou.

Antes de Maddog falar, o palco maior esteve cheio de jornalistas e blogueiros, no fórum “Jornalismo e a nova economia”. Nesse palco estavam Heródoto Barbeiro (da Cultura e CBN), Pedro Dória (jornalista de comportamento), Suzana Aplebaum, Etevaldo Siqueira (CBN), Fabiana Zani (do departamento on line da Abril), Jorge Rocha, Pollyana Ferrari, Caru Schwingel e Fabio Bito Caraciolo. Suzana Aplebaum começou apresentando dois cases, o dos HQ de Heroes e um da revista Wired e seus subprodutos, falando a respeito da importância do conteúdo acima do meio, em relação ao dito “fim dos impressos”. Depois, começou o debate entre os participantes. A coisa chegou a esquentar um pouco, com alguns comentários ácidos entre blogueiros e jornalistas, cada um tentando defender o seu lado. No final, poucas das perguntas foram respondidas, porque as pequenas discussões eram maiores.

Aqui na Campus Party, os jornalistas não estão sendo muito bem vistos, devido ao fato de que a grande maioria de participantes é blogueira, sendo chamados de “dinossauros da mídia antiga”. A área reservada para a imprensa, uma espécie de aquário perto do refeitório, toda hora tem cartazes colados em suas paredes, com dizeres como “Jurassic Party”, “não alimentem os animais”, “espécie em extinção” e outras coisas.

Depois de Maddog, tivemos a presença do ilustre Steven Johnson, que veio para o lançamento em Português de dois livros: Mind wide open e The Ghost map. Steven Johnson é considerado um dos maiores estudiosos da cultura digital contemporânea.

Esse também foi um dia mais voltado para oficinas. Foram feitas oficinas de programação de robôs, de tv web, acessa São Paulo (programa da Prefeitura de São Paulo de inclusão digital), drupal, fotografia digital para blogs, pesos e balanceamento em aeronaves e até uma de construção de foguetes.

Confira mais algumas fotos do maior evento de internet do Brasil

 

De manhã, muitos foram vencidos pelo cansaço e foram dormir.
O mar de “beginhos” na área de desenvolvimento.
Um dos muitos robôs que estão presentes no evento.
Um robô que toca música, andando por aí.
Um super modding de um PC, refrigerado a líquido.
Muitas crianças vieram acompanhar os pais na Campus Party.
Uma máquina de escrever em um evento de tecnologia?
Uma visão geral do evento, nas áreas de BarCamp e Blog.
Um estranho equipamento para que os participantes do evento pudessem se manifestar.
John Maddog cativa o público em sua palestra.
Steven Johnson anuncia o lançamento de dois livros no Brasil.

 

Sobre Stella Dauer

Editora-chefe do Projeto EuTestei, que reúne resenhas e tutoriais para aqueles que querem comprar seus eletrônicos.

Publicado em 17/02/2008, em Evento e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: