Faça o seu Sticker

 

Faça o seu Sticker

Para você que gosta dos stickers que vê na rua, gostaria de fazer e não sabe como, vou mostra algumas formas de fazer um sticker. Se você já deu uma pesquisada na web, deve ter encontrado o que vou postar aqui, pois com pouca pesquisa já da para ter bons resultados, mas para quem não conhece nada vou mostrar algumas fontes para começar a fazer e entender, aí depois é correr a atrás. Sticker nada mais é do que um adesivo, como o próprio nome em inglês diz. Aqui no Brasil e no mundo é usado a expressão “Sticker art” para definir os adesivos que são colados na rua com o intuito de intervir na cidade de forma artística, que é o tipo de sticker que estamos falando aqui.

Profissionalmente, um adesivo pode ser feito de duas formas: serigrafia, que é a mais comum, e imprimindo com uma impressora no papel adesivo. Esses dois métodos dependem de alguns recursos que nem sempre estão disponíveis para todos, então vamos ver algumas formas alternativas para produzir seu sticker.

Fazer um sticker com stencil é uma boa opção para quem quer começar, com um papel adesivo ou vinil (que não é aquele vinil de música, é um adesivo plástico), spray e um stencil (que consiste em um papel ou plástico duro – papel cartão, canson, chapa de raio-x – recortado criando, uma mascara deixando passar tinta só onde foi recortado). Dá para fazer bons adesivos que podem ter ótimos resultados, mas um ponto fraco dos adesivos feitos com stencil é que geralmente a tinta acaba saindo com o tempo, mas isso pode ser usado de uma forma boa e ao seu favor.

Para ilustrar segue um vídeo do YouTube mostrando stickers feito com stencil.

Uma forma mais simples ainda é pegando, um papel adesivo (de papel mesmo, não de plástico ou couchê), algumas canetas que não saem com água e desenhar no sticker à mão mesmo. Existem pessoas que conseguem resultados muito bons fazendo stickers à mão. Da mesma forma que sticker feito com stencil, o sticker acaba apagando com o tempo.

Segue um vídeo mostrando como fazer o seu sticker à mão.

Por último, um vídeo que mostra varias técnicas juntas, faz um apanhado geral.

A maioria do material necessário para fazer o seu sticker tem em uma papelaria, e para quem é de São Paulo a galeria do rock tem o papel adesivo no 4º andar. Lá também tem material para serigrafia para quem se interessar, e no andar subterrâneo da galeria tem a loja Grapixo que vende sprays e canetas boas. Em média o metro do papel adesivo custa 2 ou 3 reais, as canetas entre 2 a 25 reais e os sprays de 12 a 18 em média.

Tá, fiz o meu sticker, e agora? Uma resposta fácil é cola aí na rua e já era. Fazer um sticker/adesivo qualquer um faz, mas não basta só isso, pois mais do que fazer é colar e entender o porquê de fazer isso. O que eu, você ou qualquer um ganha com um adesivo na rua? Quando começou a se difundir esse “novo meio” de arte de rua no Brasil em 2003 (foi quando tive meus primeiros contatos), foi tido como algo que pretendia reutilizar espaços, mudar e se manifestar através de adesivos que geralmente são colados em placas, faróis, lixeiras… E segue até hoje com essa proposta. Um adesivo na rua pode ter bastante impacto sobre a cidade e os transeuntes, causar as mais diversas interpretações e sensações, desde o adesivo que já foi pensando com um propósito a um adesivo que foi colado simplesmente por estética. Todos são válidos dependendo, claro, do ponto de vista.

Hoje em dia, pelo menos em São Paulo, acho que o sticker tem a função citada acima, mas não é mais um intervenção, uma manifestação ou coisa que o valha como era antes. Falando em termos de cidade e transeuntes, a cidade está encharcada de adesivo nas placas e faróis, e o que era para mudar se tornou parte do cotidiano perdendo sua força. O cara que mora aqui em São Paulo já se acostumou com aqueles adesivos, cores e desenhos, já passa batido, e talvez seja a hora de pensar em uma nova forma de utilizar o sticker, se renovar.

Para quem quer discutir novas forma de utilizar o sticker, ver mais sobre stickers e técnicas de produzir, deixo dois links de comunidades para trocar idéias e stickers.

Street Sticker

Eu cola Sticker


Poste para começar a falar de intervenções urbanas, vou postar sempre umas idéias e material sobre o assunto que acho relevante.

Publicado em 25/01/2008, em Intervenção Urbana e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 18 Comentários.

  1. Legal as dicas, tem um video que ensina a fazer lamb, que é mais pra quem não tem uma grana em mãos pra fazer o sticker,
    segue o link do video:
    http://br.youtube.com/watch?v=Shnk59DfN24

    se quiser a receita da cola eu tenho!
    deixa um recado lá no orkut:

    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3134435614072541277

    falow, abrass

  2. aprenda a fazer lamb!
    é bem artesenal, pra quem não tem recurso de montar sticker!

  3. G r u u e e

    Entom, asho qe eo ja conhecia o STICKER antes de saber qe ele existia, pois eu o descobri em 2008 e nos meus cadernos do ano de 2006 ja tinha desenhos (STICKER), e eu passei a colar depois qe eu descobri, pra falar a verdade a minha historia eh meio complicada, mas asho qe seria interessante, mas nom vou divulga-la em um reles comentario néé !? olha me adc no orkut alguem qe c interesse em saber, das minhas facinantes historias (com STICKER) e eu qeria ter amigos qe fazem sticker pois onde neu mora mta pouca gente usa dessa cultura.

    Abraçoos atéé maiis !

  4. G r u u e e

    E-mail de G r u u e e .: lcklau_13@hotmail.com

  5. Vitor dias

    Dà para fazer com papel adesivo fotografico ?
    eu fiz e imprimi na impressora a laser, aee eu passei na agua e raspei o dedo ai meio que saiu a tinta do sticker.
    tem algum jeito de nao sair com a agua ? e se eu plastifica ?
    como todo mundo faz eu colocaria meus stickers nas ruas, mas como com a chuva ele deverá sair eu tenho que ter um jeito de a tinta nao sai com a chuva. TEM ALGUM JEITO ?

  6. Que tal fazer arte e ser solidario ao mesmo tempo. Como todos sabem os mendigos já fazem parte de nossa cidade, em qq lugar em que vamos tem um. Que tal pegar aquela sua camiseta velha, ou aquele lençol que ta até meio furado, ou blusa, ou cobertor e fazer sua arte e sair entregando para quem não negaria. Ou ate aquela barraca super velha da epoca que seu pai serviu o exercito. Aposto que o mendigo iria adorar. Pense na sociedade.

  7. onde compra a folha q da pra desenha

  8. Bom nem conhecia o que erra stickes mais amei saber a arte facinante que é não sei como produzir um bem loko mais to muito afim de receber algums se alguem puder me mandar um se quer pra mim ter uma ideia que como e um pronto por favor entre em contato comigo eu so web desingner e estou afim de criar um site com isso vlw a compreemsão e fica na paz …

  9. Sticker mesmo, tô começando agora, só q ja tenho
    um montão de desenhos feitos aqui *—–*’
    Daí é só escolher um e melhorar.. ou então inventar
    uns novos até eu me decidir ;s
    (é q sou meio atrapalhada mesmo)
    Mas tipo, to amando mesmo.!

    Bjoos ;*

  10. djloko1255

    eu faço sticker com tela tenho 5 delas cada uma custa em média 45 conto

  11. Pessoal, faço com papel adesivo, encontrado em qualquer papelaria. Por enquanto, estou fazendo o desenho na mão livre, mas tem como scannear e imprimir direto do PC, se você tiver salvo o seu sticker/desenho. Se puderem olhar meu resultado > http://www.flickr.com/photos/flowrstickers/

    Abraço, EPAONE*TRUEKINGSCREW*FLOWERSTICKERS

  12. →ღCнØ¢ØŁŁД†н€ღ←

    Entaun pessoal ‘ Começeii a fazeer Sticker agora .!!
    Tenho uns desenhoos e tal !!
    Gostariia de ssaber a Receita pra uma cola bacana .. poorque a que euu uso naun ta segurandoo legal o desenho !! ‘
    Keeiin Tiver a rceita de uma cola bacana e de onde sse faz tela passa aii pode sser . ??/
    Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Home !!
    Um Abraçoo !!”

  13. →ღCнØ¢ØŁŁД†н€ღ←

    Entaun pessoal ‘ Começeii a fazeer Sticker agora .!!
    Tenho uns desenhoos e tal !!
    Gostariia de ssaber a Receita pra uma cola bacana .. poorque a que euu uso naun ta segurandoo legal o desenho !! ‘
    Keeiin Tiver a rceita de uma cola bacana e de onde sse faz tela passa aii pode sser . ??/
    Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Home !!
    Um Abraçoo !!”

  14. Denyse Motta

    Trabalho em uma produtora cultural e gostariamos de reunir um universo de 100 a 200 stickers para um projeto cultural que estamos desenvolvendo e não sei como chegar aos produtores de stickers.

    Alguém poderia ajudar-me a achar quem poderia contribuir e gostaria de participar deste evento enviando material? É só entrar em contato comigo neste e-mail: denysemotta@gmail.com.

    Estamos com uma certa urgência de achá-los

    Vcs poderiam espalhar essa informação entre as pessoas que fazem stickers?

    Ficaria muito grata.

    Denyse Motta

  15. curti a vera mano… vou correr atrás do material e fazer uns pra colar na rua hehe

    nóiz!

  16. Pessoal quem quiser a receita da cola taqui: Cola para Lambe-Lambe

    Ingredientes:
    7 colheres de sopa de farinha de trigo
    1 litro d’água
    2 colheres de sopa de vinagre
    1 garrafa plástica de 2 litros (refrigerante) com tampa

    Como preparar:
    Pegue 3/4 da água (750ml) e coloque para ferver numa panela grande. Misture as 7 colheres de trigo na água restante em outra panela e vá mexendo até o trigo se disolver totalmente. Nessa parte é importante mexer bem para não ficar “pelotinhas” que podem vir a entupir o orifício por onde a colar vai sair.
    Assim que a água ferver jogue o trigo dissolvido e vá mexendo (não parede mexer). Mexa por cinco minutos aproximadamente, até o caldo começar a engrossar. Depois adicione as 2 colheres de vinagre (que evita o apodrecimento) e mexa por mais 2 minutos. Deixe a cola esfriar um pouco (não muito senão ela seca hehe) e utilizando um funil derrame ela na garrafa de refri e guarde na geladeira. Não tire ela da geladeira, a não ser quando você for usar.

    Dica: Faça um orifício na tampinha da garrafa para derramar a cola e ficar mais prático.

    Obs: Essa cola demora um pouco para secar.

  1. Pingback: Os números de 2010 « Design Stuff

  2. Pingback: Como fazer seu Sticker « Colar arte

Deixe um comentário